sábado, 18 de abril de 2009

A Gestão Democrática é enfocada no discurso de Jal de Areias


O VEREADOR JAL FALA SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA





Na manha desta sexta-feira (dia 17/04/09) ao se utilizar do microfone da Tribuna da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte o Vereador Jal de Areias suscitou a para que se unissem. Com um discurso eloqüente, calmo e sem vociferar impropérios torpes e esquálidos, Jal falou que foi procurado por professores(as) do município. Eles buscaram o apoio do vereador para que este fizesse parte dos que buscam a implantação da Gestão Democrática no município, haja vista este projeto já ter sido apreciado ha algum tempo. O vereador de imediato se mostrou solidário a categoria. E disse que o que fosse possível fazer seria feito. Prometeu que na sessão iria falar sobre o assunto com seus pares.
E durante seu discurso no Grande Expediente falou:
– Senhor Presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, senhoras e senhores que aqui se encontram, ouvintes da rádio milênio, meus amigos internautas. Na manhã da última terça-feira (dia 14) na sede do SINTEAL – aconteceu uma Assembléia entre os professores e professoras do nosso município, e nesta foram escolhidos os nomes dos representantes para o Conselho Municipal do FUNDEB. Os eleitos foram: Professor Valter Alves de Oliveira Filho e o Professor Senaldo Damasceno. Entre as várias discussões travadas neste dia uma em especial poderá chamar muito nossa atenção. Os professores questionaram o fato de existir um projeto (engavetado) para a GESTÃO DEMOCRÁTICA. Os professores querem entender o motivo pelo qual o referido projeto nunca ter sido posto em prática!
Dando continuidade ele leu os artigos da LDB e do PNE. Disse o vereador:
– De acordo com a lei: Os artigos 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos enfatizar então que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade.
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.
E por isso venho hoje aqui falar sobre este problema. Venho falar da importância desse assunto: GESTÃO DEMOCRÁTICA. Venho falar para que seja desengavetado o projeto que fora apreciado pela mesa anterior.
O vereador agradeceu a atenção dos seus pares e encerrou dizendo:
– Todos sabem que sem a educação jamais haverá progresso ou ordem.
Obrigado!
Assessoria

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