domingo, 27 de dezembro de 2009
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
O Vereador Jaelson Rocha Lima, vem agradecer o apoio recebido dos seus correligionários, em tempo reafirma o seu compromisso em exercer um mandato voltado para o bem estar da população santanense.
No período Natalino, deseja a todos Um Feliz Natal e que o Deus menino possa proteger e trazer Paz e muito sucesso em 2010.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Jal - Visita a Câmara Municipal de Vereadores em Ouro Branco-AL
O Vereador Jaelson Rocha Lima, visitou a Cãmara Municipal de Vereadores em Ouro Branco-AL, a convite do Edil Bero. Para o parlamentar santanense, foi um momento de troca de experiencias. Agradecendo a todos pela receptividade, Jal exaltou a postura dos colegas da cidade de Ouro Branco, na qual pode conhecer um pouco do povo bom e ordeiro daquela cidade.
Fonte: Assessoria
Vereador Jal de Areias, apoia a equipe de Futsal do IPIRANGA
O Vereador Jal de Areias, fez pronunciamento na Câmara de Vereadores dia 27/11, para falar do seu apoio ao Esporte Amador em Santana do Ipanema. Segundo o parlamentar, os times de várzea (conhecidos como amadores), e muitos atletas de fins de semana não tem o apoio devido para a prática de esportes. Por conta própria, o vereador mantém o "Internacional de Areias" e no momento, tem ajudado ao IPIRANGA, a ressurgir das cinzas, introduzindo-o no campeonato regional de FUTSAL. Dizendo-se orgulhoso por está no quadro de diretores do Clube, Jal enfatizou o apoio da Comissão técnica elogiando o trabalho da equipe técnica através do Professor Manoel Frrreira.
Jal de Areias, quer discutir junto aos seus pares, a possibilidade de garantir na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, recursos para apoiar o esporte amador nas diversas modalidades.
Por: Assessoria
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Vereador Jal de Areias - Participou de Reunião com o Poder Executivo
O Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), fez pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, e saudou os trabalhadores em Saúde e Previdência Social, bem como as suas lideranças. O parlamentar ainda informou que, participou de uma Reunião com a Chefe do Executivo Municipal, afim de cobrar respostas sobre a Implantação do PCCVS (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Saúde), que foi aprovado pela Câmara. Jal explicou, que está sensivel a situação explanada pela Prefeita, e disse está a disposição dos trabalhadores mas, solicitou a compreensão dos servidores para que não haja prejuizos à população.
Jal, ainda declarou justa a mobilização dos trabalhadores apoiado-os nas suas reivindicações.
Fonte: Assessoria
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Vereador Jal, recebeu a visita da Miss Santana
Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), recebeu na última Sexta-feira 23/10, a Miss Santana Rafaela Wanderley. A miss esteve acompanhada do Promoter Edlânio Cunha (China), Rafaela concorrerá no mês de Novembro ao concurso Miss Alagoas e recebeu os elogios e apoio do parlamentar.
Fonte: Assessoria
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Jal de Areias - Defende o esporte amador em Santana do Ipanema
Ilustração: Google
Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias) tem cobrado nas Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores, apoio aos atletas do Futebol amador. Para o parlamentar Santana do Ipanema, tem demonstrado grande força no esporte e que, muitas vezes os atletas não tem a devida atenção da municipalidade para participar de Campeonatos e demais eventos. Disse, ter orgulho de está como dirigente do Glorioso IPIRANGA, time que resurgiu e que tem um histórico de grandes alegrias a torcida santanense. Jal, elogiou o Sr. Luiz Euclides dois Santos, que com muito afinco desenvolve atividades e eventos esportivos na sua chácara, e que nos Campeonatos que organiza anualmente tem dado a oportunidade de revelar o potencial de atletas de toda a região sertaneja. O vereador cita o seu time, oriundo do Povoado Areia Branca, que é denominado INTERNACIONAL DE AREIAS, como também o FLAMENGO DE AREIAS, que sempre participam dos eventos futebolísticos.
Lembrou, que a atitude de observar tal apoio logístico no Orçamento do Município é uma questão de cidadania.
Fonte: Assessoria
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Reforma do PSF de Areia Branca foi uma cobrança do Vereador Jal
O parlamentar Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), cobrou e foi atendido em sua indicação para reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família - PSF de Areia Branca. Com as obras em andamento e o seu término Jal acredita está contribuindo para a melhoria no atendimento da população e melhores condições para os trabalhadores em Saúde Pública. Além disso, Jal tem buscado informações dos Dirigentes do SINDPREV, para acompanhar a implantação do PCCVS - Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Saúde.
Fonte: Assessoria
Jal de Areias tem indicações aprovados pela Câmara de Vereadores
O Vereador Jal de Areias, teve indicações aprovadas na última Sessão Ordinária da "Casa Tácio Chagas Duarte". Em uma muito calma, o parlamentar agradeceu aos seus pares pelo apoio as suas indicações, que foram: a construção de uma passagem molhada do Sítio Ouricuri "Riacho do Mé", sentido Sítio Roçadinho e uma outra no Riacho Fundo (próximo a residência do Sr. Domício Salú - Presidente da Associação Comunitária). Jal, ainda apresentou um requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara, solicite uma reunião com o Gerente Administrativo da Caixa Econômica Federal, para que o mesmo possa esclarecer a população santanense sobre o projeto do Governo Federal "Minha casa, minha vida". O parlamentar não esquecendo dos desportistas, também apresentou indicação para que seja dada uma melhor reestruturação na Quadra Poliesportiva de Areia Branca, devido a situação de abandono.
Fonte: Assessoria
Vereador Jaelson Rocha Lima - Recuperou ambulância do Povoado Areia Branca
O vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), recuperou a ambulância da Associação Comunitária de Areia Branca. Para Jal, com a ambulância quebrada a população daquele povoado estava sem assistência de um carro para atender casos de urgência e emergência. Confessou o parlamentar que se utilizou de recursos próprios para atender aqueles que o procuravam na busca de uma solução pois a ambulância estava encostada na garagem sem que alguém tomasse providências.
Fonte: Assessoria
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Vereador Jaelson Rocha de Lima, defende a retransmissão das Sessões da Câmara em programas de Rádio
O Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), defendeu na Sessão da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL, a retransmissão das reuniões em programas de Rádio e meios multimídia. Para o parlementar, isso é uma forma de demonstrar a população a lisura das discussões e contribuir para o engrandecimento da democracia. Aproveitou da oportunidade para agradecer a direção da Rádio Milênio FM, por compreender a situação financeira daquele parlamento e rever as questões contratuais até que se consiga resolver os problemas em definitivo.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Vereador Jaelson Rocha Lima - participou de Conferência Livre de Segurança Pública!
Fotos: Valter Oliveira Filho
O Vereador Jaelson Rocha Lima - Jal de Areias, participou na manhã desta Quinta-feira 30 de julho 2009, da I CONFERENCIA LIVRE DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ladeado pela Vereadora Josefa Eliana e o Presidente da Câmara de Vereadores Enaldo Melo, Jal pode discutir formalmente a problemática envolvendo a Segurança Pública, pois relembra que foi membro da briosa Polícia Militar de Alagoas. Para o parlamentar, a grande preocupação deve ser em prevenir os casos de violência contra a pessoa, fortalecendo as lutas por maior assistência e educação. Projetos sociais e políticas para criança e o adolescente como proposta preventiva deveria estar como prioridades de Governo em todas as esferas. A conversa informal foi longa, e o vereador disse está ancioso pela volta aos trabalhos da Câmara de Vereadores, que devem ser reiniciados no próximo dia 07/08.
Jal registro o momento de sua participação no evento ladeado por: Josefa Eliana(vereadora) Dr. Fernando Fidélis (psiquiatra do CAPSI) e Enaldo Melo (vereador-presidente).
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Jal de Areias recebe Trabalhadores em Educação e Saúde e participa ativamente para resolução de conflitos na Câmara
O Vereador Jaelson Rocha Lima, recebeu os Trabalhadores em Educação e Saúde na sala de reuniões: Oscar Genuíno. Objetivando uma maior articulação dos seus pares para a aprovação dos Projetos do PCCVS - Plano de Cargos, Careiras e Vencimentos da Saúde e o Projeto de concessão de reajuste salarial a categoria da Educação, Jal conversou nos bastidores com os Servidores e colocou-se a disposição para a análise e argumentações em defesa dos mesmos. Demonstrando simplicidade, respondeu a críticas de pessoas incomodadas por sempre abrir as suas falas referindo-se ao nome de Deus, dizendo que como homem do campo e adepto do catolicismo, é cultural para o matuto tratar do nome de Deus no cotidiano. Quanto aos que veem isso como defeito para o "povão", a declaração de fé é uma virtude!
Fonte: Assessoria
domingo, 7 de junho de 2009
O Vereador Jaelson Rocha Lima, discursou em defesa dos Trabalhadores
O Vereador Jaelson Rocha Lima, discursou na última Sessão do dia 05/06, em favor dos Trabalhadores em Saúde e Educação Municipal. Diante de uma platéia e polêmicas acerca da suspensão das atividades das "Comissões Permanentes," Jal solicitou dos seus pares empenho em resolver um impasse que só vem a prejudicar os trabalhadores, que esperam os seus reajustes ser aprovados pela Casa. O parlamentar, também rebateu críticas, e achicalhamentos que vem sofrendo e disse ter orgulho de ser comparado a "caipira e/ou Mazzaropi," pois não nega as suas origens e sua identidade cultural. Falando aos seus colegas de parlamento, tratou de observar o que tem ouvido nas ruas pelos conflitos internos ainda não resolvidos, e disse que a população poderia achar os discursos de demagogia, pois presencia uma certa frieza e ausência de diálogo e ações mais profícuas para com a população.
Fonte: Assessoria
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Vereador Jaelso Rocha Lima, participa de audiência para debater a falta de Segurança
Na última Quarta-feira (27/05/2009), o Vereador Jaelson Rocha Lima, esteve acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Enaldo Melo, a convite dos Gestores da ESCOLA MUNICIPAL MARIA NEPOMUCENO MARQUES para participar de uma audiência pública. Naquela tarde, se reuniu toda a Comunidade Escolar, com os seus segmentos bem representados: Gestores, Professores, Alunos e Funcionários, que discutiram soluções para minimizar atos de vandalismos e violência interna e externa, nos arredores daquele estabelecimento de ensino. Foram também convidados o representante do 7º BPM - Batalhão de Polícia Militar na ocasião representado pelo TEN. JAMES e Soldado Rafael, a Secretária Interina da Educação Municipal Cícera Gomes. Os debates ficaram acalourados, e atendendo a reivindicação de Gestores e Corpo Docente da Escola, o vereador propôs na sua fala a elaboração de um documento "abaixo-assinado", para assim, levar os pedidos daquela assembleia as autoridades constituidas. Disse da sua disponibilidade em ajudar a Escola e o povoado no combate aos atos de vandalismos, que frequentemente tem atingido a todos.
Para Jal de Areias, os moradores devem se unir para fortalecer as cobranças para a melhoria da qualidade de vida de todos. Jal, ainda se comprometeu em levar ao Secretário de Obras do Municipio as reivindicações dos moradores de povoados circunvizinhos, que reclamam que os filhos estão perdendo aulas por conta das péssimas condições das estradas vicinais e passagens molhadas inexistentes. Ouvindo todos os depoimentos, o parlamentar disse que, entende a problemática e se posiciona em favor do povo humilde. Vamos cobrar juntos, finalizou.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Jal de Areias discursa em Defesa dos Trabalhadores da Educação e Saúde!
Jal de Areias discursa em Defesa dos Trabalhadores da Educação e Saúde
O vereador Jailson Rocha Lima – Jal de Areias proferiu discurso no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na última Sexta-feira dia 22 de Maio de 2009, e diante da crise vivenciada pela falta de harmonia naquele Poder Legislativo, conclamou a todos para um acerto entre seus pares na tentativa de resolver as suas diferenças. Segundo o parlamentar, se as negociações não avançarem a população será a maior prejudicada. Disse que a falta de um acordo que possa retomar a formação das Comissões Permanentes da casa, prejudica aos Trabalhadores da Saúde, que estão esperando a aprovação do seu PCCVS – Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Saúde, e aos Professores da Rede Municipal que obtiveram um reajuste de 20% (vinte por cento) e terá que ser aprovado na Câmara de Vereadores.
Por fim, prestou a sua solidariedade aos Professores e Trabalhadores da Educação, dizendo que está a inteira disposição para intermediar as negociações. Solicitou uma reflexão dos seus pares para acharem uma solução viável para o conflito existente.
sábado, 18 de abril de 2009
A Gestão Democrática é enfocada no discurso de Jal de Areias
Na manha desta sexta-feira (dia 17/04/09) ao se utilizar do microfone da Tribuna da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte o Vereador Jal de Areias suscitou a para que se unissem. Com um discurso eloqüente, calmo e sem vociferar impropérios torpes e esquálidos, Jal falou que foi procurado por professores(as) do município. Eles buscaram o apoio do vereador para que este fizesse parte dos que buscam a implantação da Gestão Democrática no município, haja vista este projeto já ter sido apreciado ha algum tempo. O vereador de imediato se mostrou solidário a categoria. E disse que o que fosse possível fazer seria feito. Prometeu que na sessão iria falar sobre o assunto com seus pares.
E durante seu discurso no Grande Expediente falou:
– Senhor Presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, senhoras e senhores que aqui se encontram, ouvintes da rádio milênio, meus amigos internautas. Na manhã da última terça-feira (dia 14) na sede do SINTEAL – aconteceu uma Assembléia entre os professores e professoras do nosso município, e nesta foram escolhidos os nomes dos representantes para o Conselho Municipal do FUNDEB. Os eleitos foram: Professor Valter Alves de Oliveira Filho e o Professor Senaldo Damasceno. Entre as várias discussões travadas neste dia uma em especial poderá chamar muito nossa atenção. Os professores questionaram o fato de existir um projeto (engavetado) para a GESTÃO DEMOCRÁTICA. Os professores querem entender o motivo pelo qual o referido projeto nunca ter sido posto em prática!
Dando continuidade ele leu os artigos da LDB e do PNE. Disse o vereador:
– De acordo com a lei: Os artigos 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos enfatizar então que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade.
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.
E por isso venho hoje aqui falar sobre este problema. Venho falar da importância desse assunto: GESTÃO DEMOCRÁTICA. Venho falar para que seja desengavetado o projeto que fora apreciado pela mesa anterior.
O vereador agradeceu a atenção dos seus pares e encerrou dizendo:
– Todos sabem que sem a educação jamais haverá progresso ou ordem.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Vereador Jaelson Rocha Lima, fala do acompanhamento as obras de saneamento e visitas as comunidades rurais
O edil aproveitou a oportunidade e falou do resultado da reunião que teve com os engenheiros da empresa.
Dr. Túlio – Engenheiro / empresa Sucesso
Dr. André – Engenheiro / empresa Sucesso
Dr. Cláudio – Fiscal da CODEVASF
Drª Valesca – Engenheira / Prefeitura
E repassou os seguintes dados:
*Eram 92 trabalhadores quando se iniciaram os trabalhos;
*08 saíram restando assim 84;
*16 trabalhadores foram admitidos e agora a empresa conta com um contingente de 100 trabalhadores. Os rumores sobre os trabalhadores que estavam de aviso prévio não existem mais.
*O impasse que havia entre a CODEVASF e a Empresa Sucesso foi solucionado.
*O problema com os donos dos terrenos onde serão construídas as elevatórias e a Estação de Tratamento já está sendo resolvido.
*Ao término da obra está atingirá 70 quilômetros; até o momento foram concluídos 26 quilômetros / 20% por cento do total
*A obra é no valor de (dezessete milhões e seiscentos mil reais) e até o momento foram gastos três milhões e meio de reais.
*O termo de cooperação da Prefeitura é de CEM MIL REAIS.
Já no grande expediente falou sobre a agricultura familiar.
“A importância da agricultura familiar continua a ser destacada por estudiosos da agricultura de todos os países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento principalmente, que são os marcados pela forte desigualdade social. A pequena propriedade rural é de grande importância para o agronegócio brasileiro, principalmente os de características familiares, já que nestas propriedades é produzida grande parte dos produtos que compõe a cesta básica dos trabalhadores.
A agricultura brasileira é um dos setores econômicos mais estratégicos para a consolidação do programa de estabilização da economia iniciado com o Plano Real, em 1994. A grande participação e o forte efeito multiplicador do complexo agroindustrial no PIB, o alto peso dos produtos de origem agrícola (básicos, semi-elaborados e industrializados) na pauta de exportações e a contribuição para o controle da inflação são exemplos da importância da agricultura para o desempenho da economia brasileira nos próximos anos.
E compreendendo isso, compreendendo essa importância é que se busca conhecer a realidade do homem do campo para trabalhar por melhorias”.
No último domingo – dia 29 de março – o vereador realizou algumas visitas às comunidades rurais de nosso município.
CEDRO DO GUGI
* Presidente – Sr. NIVALDO
BAIXIO DO RAMALHO
* Presidente – Sr. GILMAR PEREIRA
SERROTE DOS FRANÇA
* Presidente – Sr. RONALDO
O vereador estava acompanhado pelo Secretário de Agricultura o Sr. Jorge Santana.
“O Jorge tem feito um trabalho extraordinário, tem ajudado muito o homem do campo”. Disse o vereador.
domingo, 5 de abril de 2009
O Vereador Jal, leva a prefeita para ouvir a população da Zona Rural
O Vereador Jaelson Rocha Lima - Jal de Areias, esteve reunido em vários povoados, com o objetivo de embasar reivindicações da população. Os encontros foram realizados nas sedes de associações comunitárias, e com a preença da Chefe do Executivo Drª Renilde Silva Bulhões, o presidente da Câmara de Vereadores Enaldo Melo e lideranças locais.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Vereador Jal, participa de visitas e ouve reivindicações antigas
Vereador Jal de Areias - Visita a Comunidades da periferia e ouve os reclames sobre a precariedade no abastecimento de água
(Vereador Jal - Visita instalações precária de abastecimento e distribuição de água)
Cumprindo uma agenda extensa, o Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias), visitou algumas comunidades da periferia santanense. Ouvindo os moradores, Jal pôde anotar a principal reivindicação de uma população pouco assistida. Os moradores solicitaram do vereador uma cobrança ao Poder Executivo e órgãos responsáveis pelo abastecimento e distribuição de água, mais atenção devido a precariedade do sistema. O parlamentar, ouviu depoimentos e se comprometeu a levar as reivindicações as autoridades competentes.
Fonte: Assessoria
sexta-feira, 20 de março de 2009
Jal de Areias - Participou de Mobilização Contra a Dengue em Areia Branca
A SEMANA DO PARLAMENTAR
Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias) participou de uma Mobilização Contra a Dengue, organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Escolas do Povoado Areia Branca, Profissionais em Saúde e Comunidade em Geral. Durante a movimentação, estudantes e comunidade tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a problemática da Dengue haja vista, a Comunidade ser área de risco devido os focos de mosquito encontrados pelos Agentes de Endemias. O vereador Jal de Areias na oportunidade agradeceu a todos pelo o esforço naquela tarde, agradecendo a Enfermeira Sibele Arroxelas, por ter levado a sua experiência profissional a população e ajudado na mobilização de todos os segmentos.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias) participa da Inauguração de Cisternas de Placa
terça-feira, 10 de março de 2009
Um mandato com a participação popular
sexta-feira, 6 de março de 2009
HISTÓRICO DE AREIA BRANCA
Pesquisa de: Cicero Souza Sobrinho*
Os primeiros relatos do povoamento de Areias datam de 1900, quando o Relatos dos moradores mais antigos – ainda vivos – D. Rosa Tenório, Sr. Manoel Joaquim, D. Gracinda Tavares, Sr. Antonio Vicente, D. Arlinda DE TAL, D. Gracinda Baia, D. Josefa, irmã de D. Gracinda. – ainda vivos – indicam que a Igreja de Areias nessa época era uma palhoça onde os fieis faziam suas orações, e tempos depois o Padre Luis Cirilo Silva passou a receber os fiéis que vinham dos sítios e administrar o batismo para seus filhos. – Isso se dá por volta de 1915 – como sendo o início das manifestações religiosas na localidade de “Zareia”, como era conhecida a localidade, por conta do solo ser arenoso e de cor um pouco esbranquiçada, hoje Povoado de Areias Branca.
D. Arlinda e o Sr. Antonio Vicente afirmam que participaram de missas em baixo dessa palhoça.
Essas manifestações religiosas tiveram início com a construção da palhoça, quando D. Rosa Tenório fez uma promessa a Santo Antonio, devido à falta de chuvas na região.
Com o início de um período de chuvas, D. Rosa Tenório, juntamente com seu esposo o Sr. Manoel Joaquim resolvem então homenagear o Santo com uma festa anual.
Aí começam as peculiaridades. Por ser o responsável direto pela organização, a festa recebe o nome de “Festa de Manoel Joaquim”.
Mas há outro fato curioso. Antes de ser festa em homenagem a São Sebastião, foi festa em homenagem à Padre Cícero. Segundo nos conta a senhora Domicilia Tavares:
– O primeiro padroeiro aqui de Areias foi padre Cícero. Havia nessa época uma imagem do Santo!
Dona Domicilia não lembra da origem da imagem.
O Padre Luiz Cirilo Silva dando apoio à comunidade, constrói a 1ª Igreja de tijolos na comunidade. A Igreja ficava quase no meio da rua, atravessada em direção à pista.
A imagem de São Sebastião fora trazida pelo Padre Cirilo.
Na década de 70 a comunidade resolve demolir a Igreja para reconstruí-la em outro local, seguindo o alinhamento das outras casas. Os senhores Pedro Liberato, Edivaldo Pereira, Sebastião Osório e Cícero Rosa são os responsáveis pela demolição da Igreja. A reconstrução fica também sob a responsabilidade deles, mas por conta de complicações políticas, resolvem não continuar a obra.
O Prefeito Adeildo Nepomuceno manda construir a Igreja em um terreno doado pelo Sr. Manoel Joaquim.
No dia 06 de Março de 1964 no Posto Fiscal, segundo relatos da Srª Marinalva Cordeiro:
– os fiscais passaram o dia todo “prendendo” carros que por ali passavam.
Ao ser informado que um dos seus carros havia sido retido, o proprietário de caminhões de transporte o Sr. Cleodon Teodósio chega ao povoado para saber do ocorrido.
Começa a discutir com os Fiscais do Posto.
Após algum tempo de discussão, Cleodon é morto pelos fiscais. A Srª Marinalva Cordeiro diz que logo em seguida vieram vários carros de Santana e as pessoas começaram a depredar e atear fogo ao Posto Fiscal. Nessa hora, José Soares Tavares – seu irmão já falecido – descarregava um caminhão havia sido preso. Toda população ficou indignada com o ato de vandalismo e barbárie.
13 de Setembro de 2002 é inaugurada a Rádio a Voz do Sertão.
Sobre o padroeiro
São Sebastião
S. Sebastião foi um dos muitos soldados romanos que por sua fé em Jesus foi martirizado. É uma pena que só se pode saber de sua história através das atas de seu martírio que foram escritas dois séculos mais tarde. Em quase todas as atas de martírios de santos e santas, os escribas tinham ordens de colocarem muitos detalhes do martírio e dar pouca ênfase ao martirizado.(isto era para assustar os futuros cristãos visto que as atas eram colocadas na cidade onde ocorria o martírio, e na biblioteca de Roma).Um soldado do exército, nosso santo nasceu em Narbona, França, no final do século III e desde muito pequeno seus pais mudaram para a Milão onde cresceu e foi educado. Seu pai era militar e nobre e ele quis seguir a carreira do pai, chegando a ser capitão da primeira corte de guarda pretoriana, um cargo que só se dava a pessoas ilustres e corretas. Sua dedicação a sua carreira valeu elogios de seus companheiros e principalmente do imperador Maximiano. Cumpre recordar que o império romano na época era governado no, oriente por Diocleciano e no ocidente por Maximiano. Maximiano ignorava que Sebastião era um cristão de coração e ainda que mesmo cumprindo as suas tarefas militares, não tomava parte nos sacrifícios nem nos atos de idolatria. Sempre que podia, visitava os cristãos encarcerados e ajudava aos mais fracos, doentes e necessitados.Podia se dizer que era um soldado dos dois exércitos: o de Cristo e o de Roma.
Maximiano empreendeu uma depuração de elementos cristãos nas forças armadas expulsando todos os cristãos de seus exércitos. Cabe dizer que o soldado do exercito romano era voluntário. Só era obrigatório servir, os filhos de militares, como era o caso do nosso Sebastião. Quando um soldado o denunciou. Maximiano sentiu-se traído por Sebastião e rapidamente o chamou e exigiu que renunciasse ao cristianismo.Ante tal situação, Sebastião comunicou ao imperador que não queria renunciar as suas crenças cristãs e o imperador ordenou a sua morte. Mas Maximiano ordenou a sua morte de maneira a mais desumana. Ordenou que seus melhores arqueiros o flechassem! Os arqueiros o desnudaram, levaram-no ao estádio de Palatino, o ataram a um poste e lançaram nele uma chuva de flechas e o abandonaram para sangrar até a morte.Irene, uma mulher cristã, providencial, que apreciava os conselhos de Sebastião, junto com um grupo de amigos, foram ao local onde estava o santo, e com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo.
O desamarraram e Irene o escondeu em sua própria casa e curou as suas feridas. Passado um tempo, nosso querido santo, já curado, quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo a Maximiano, o qual ficou assombrado. Maximiano não deu ouvidos os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir aos cristãos e ordenou a seus soldados que o açoitassem ate a morte.
Após sua morte, foi enterrado em um cemitério subterrâneo sob a Via Apia. Mais tarde a Igreja construiu na parte posterior da catacumba um templo em honra do santo: A Basílica de São Sebastião que lá existe até hoje e recebe grande romaria dos seus devotos. Existe ainda uma capela em Palatino em homenagem a São Sebastião.Em baixo uma foto de uma pintura (museo de Pushkin) mostrando Irene curando as feridas de São Sebastião.A Irene que cuidou de São Sebastião, é a Santa Irene cuja festa é celebrada no dia 30 de março.
Sua festa é celebrada no dia 20 de janeiro
No Brasil, varias cidades tem seu nome como São Sebastião do Paraíso e São Sebastião dos Franciscos (Capitólio-MG) e nelas a igreja matriz tem o seu nome.
Algumas outras cidades com o nome e padroeiro São Sebastião:
# São Sebastião do Barreiro - São Sebastião do Carangola# São Sebastião do Dionísio - São Sebastião do Engenho Novo # São Sebastião do Erval - São Sebastião do Gil - São Sebastião do Grota
# São Sebastião do Itatiaiuçu - São Sebastião do Monte Verde# São Sebastião do Óculo - São Sebastião do Oeste - São Sebastião de Paraúna# São Sebastião do Pouso Alegre - São Sebastião do Rio Preto
# São Sebastião do rio Verde – São Sebastião do Rio de Janeiro.
HISTÓRICO DE AREIA BRANCA
Pesquisa de: Cicero Souza Sobrinho
Os primeiros relatos do povoamento de Areias datam de 1900, quando o senhor Relatos dos moradores mais antigos – ainda vivos – D. Rosa Tenório, Sr. Manoel Joaquim, D. Gracinda Tavares, Sr. Antonio Vicente, D. Arlinda DE TAL, D. Gracinda Baia, D. Josefa, irmã de D. Gracinda. – ainda vivos – indicam que a Igreja de Areias nessa época era uma palhoça onde os fieis faziam suas orações, e tempos depois o Padre Luis Cirilo Silva passou a receber os fiéis que vinham dos sítios e administrar o batismo para seus filhos. – Isso se dá por volta de 1915 – como sendo o início das manifestações religiosas na localidade de “Zareia”, como era conhecida a localidade, por conta do solo ser arenoso e de cor um pouco esbranquiçada, hoje Povoado de Areias Branca.
D. Arlinda e o Sr. Antonio Vicente afirmam que participaram de missas em baixo dessa palhoça.
Essas manifestações religiosas tiveram início com a construção da palhoça, quando D. Rosa Tenório fez uma promessa a Santo Antonio, devido à falta de chuvas na região.
Com o início de um período de chuvas, D. Rosa Tenório, juntamente com seu esposo o Sr. Manoel Joaquim resolvem então homenagear o Santo com uma festa anual.
Aí começam as peculiaridades. Por ser o responsável direto pela organização, a festa recebe o nome de “Festa de Manoel Joaquim”.
Mas há outro fato curioso. Antes de ser festa em homenagem a São Sebastião, foi festa em homenagem à Padre Cícero. Segundo nos conta a senhora Domicilia Tavares:
– O primeiro padroeiro aqui de Areias foi padre Cícero. Havia nessa época uma imagem do Santo!
Dona Domicilia não lembra da origem da imagem.
O Padre Luiz Cirilo Silva dando apoio à comunidade, constrói a 1ª Igreja de tijolos na comunidade. A Igreja ficava quase no meio da rua, atravessada em direção à pista.
A imagem de São Sebastião fora trazida pelo Padre Cirilo.
Na década de 70 a comunidade resolve demolir a Igreja para reconstruí-la em outro local, seguindo o alinhamento das outras casas. Os senhores Pedro Liberato, Edivaldo Pereira, Sebastião Osório e Cícero Rosa são os responsáveis pela demolição da Igreja. A reconstrução fica também sob a responsabilidade deles, mas por conta de complicações políticas, resolvem não continuar a obra.
O Prefeito Adeildo Nepomuceno manda construir a Igreja em um terreno doado pelo Sr. Manoel Joaquim.
No dia 06 de Março de 1964 no Posto Fiscal, segundo relatos da Srª Marinalva Cordeiro:
– os fiscais passaram o dia todo “prendendo” carros que por ali passavam.
Ao ser informado que um dos seus carros havia sido retido, o proprietário de caminhões de transporte o Sr. Cleodon Teodósio chega ao povoado para saber do ocorrido.
Começa a discutir com os Fiscais do Posto.
Após algum tempo de discussão, Cleodon é morto pelos fiscais. A Srª Marinalva Cordeiro diz que logo em seguida vieram vários carros de Santana e as pessoas começaram a depredar e atear fogo ao Posto Fiscal. Nessa hora, José Soares Tavares – seu irmão já falecido – descarregava um caminhão havia sido preso. Toda população ficou indignada com o ato de vandalismo e barbárie.
13 de Setembro de 2002 é inaugurada a Rádio a Voz do Sertão.
Sobre o padroeiro
São Sebastião
S. Sebastião foi um dos muitos soldados romanos que por sua fé em Jesus foi martirizado. É uma pena que só se pode saber de sua história através das atas de seu martírio que foram escritas dois séculos mais tarde. Em quase todas as atas de martírios de santos e santas, os escribas tinham ordens de colocarem muitos detalhes do martírio e dar pouca ênfase ao martirizado.(isto era para assustar os futuros cristãos visto que as atas eram colocadas na cidade onde ocorria o martírio, e na biblioteca de Roma).Um soldado do exército, nosso santo nasceu em Narbona, França, no final do século III e desde muito pequeno seus pais mudaram para a Milão onde cresceu e foi educado. Seu pai era militar e nobre e ele quis seguir a carreira do pai, chegando a ser capitão da primeira corte de guarda pretoriana, um cargo que só se dava a pessoas ilustres e corretas. Sua dedicação a sua carreira valeu elogios de seus companheiros e principalmente do imperador Maximiano. Cumpre recordar que o império romano na época era governado no, oriente por Diocleciano e no ocidente por Maximiano. Maximiano ignorava que Sebastião era um cristão de coração e ainda que mesmo cumprindo as suas tarefas militares, não tomava parte nos sacrifícios nem nos atos de idolatria. Sempre que podia, visitava os cristãos encarcerados e ajudava aos mais fracos, doentes e necessitados.Podia se dizer que era um soldado dos dois exércitos: o de Cristo e o de Roma.
Maximiano empreendeu uma depuração de elementos cristãos nas forças armadas expulsando todos os cristãos de seus exércitos. Cabe dizer que o soldado do exercito romano era voluntário. Só era obrigatório servir, os filhos de militares, como era o caso do nosso Sebastião. Quando um soldado o denunciou. Maximiano sentiu-se traído por Sebastião e rapidamente o chamou e exigiu que renunciasse ao cristianismo.Ante tal situação, Sebastião comunicou ao imperador que não queria renunciar as suas crenças cristãs e o imperador ordenou a sua morte. Mas Maximiano ordenou a sua morte de maneira a mais desumana. Ordenou que seus melhores arqueiros o flechassem! Os arqueiros o desnudaram, levaram-no ao estádio de Palatino, o ataram a um poste e lançaram nele uma chuva de flechas e o abandonaram para sangrar até a morte.Irene, uma mulher cristã, providencial, que apreciava os conselhos de Sebastião, junto com um grupo de amigos, foram ao local onde estava o santo, e com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo.
O desamarraram e Irene o escondeu em sua própria casa e curou as suas feridas. Passado um tempo, nosso querido santo, já curado, quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo a Maximiano, o qual ficou assombrado. Maximiano não deu ouvidos os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir aos cristãos e ordenou a seus soldados que o açoitassem ate a morte.
Após sua morte, foi enterrado em um cemitério subterrâneo sob a Via Apia. Mais tarde a Igreja construiu na parte posterior da catacumba um templo em honra do santo: A Basílica de São Sebastião que lá existe até hoje e recebe grande romaria dos seus devotos. Existe ainda uma capela em Palatino em homenagem a São Sebastião.Em baixo uma foto de uma pintura (museo de Pushkin) mostrando Irene curando as feridas de São Sebastião.A Irene que cuidou de São Sebastião, é a Santa Irene cuja festa é celebrada no dia 30 de março.
Sua festa é celebrada no dia 20 de janeiro
No Brasil, varias cidades tem seu nome como São Sebastião do Paraíso e São Sebastião dos Franciscos (Capitólio-MG) e nelas a igreja matriz tem o seu nome.
Algumas outras cidades com o nome e padroeiro São Sebastião:
# São Sebastião do Barreiro - São Sebastião do Carangola# São Sebastião do Dionísio - São Sebastião do Engenho Novo # São Sebastião do Erval - São Sebastião do Gil - São Sebastião do Grota
# São Sebastião do Itatiaiuçu - São Sebastião do Monte Verde# São Sebastião do Óculo - São Sebastião do Oeste - São Sebastião de Paraúna# São Sebastião do Pouso Alegre - São Sebastião do Rio Preto
# São Sebastião do rio Verde – São Sebastião do Rio de Janeiro.
Jaelson Lima da Rocha - Uma representação autentica do Povoado Areia Branca
O Vereador Jaelson Rocha Lima (Jal de Areias) inicia suas atividades de parlamentar buscando uma interatividade com os seus eleitores pois para Jal o acesso a informação será uma prioridade para o acompanhamento do seu mandato no Poder Legislativo. Neste espaço do Blog, o Edil deseja ouvir os reclames da população e sugestões apresentadas. Para Jal ser o primeiro vereador de Santana do Ipanema a lançar um espaço na mídia para aproximar os eleitores e discutir problemas do cotidiano e suas possíveis resoluções lhe traz orgulho, pois a inserção de novas tecnologias em todos os segmentos da sociedade já é realidade. A informação ajuda na consolidação da Democracia. "O povo tem o direito de participar e opinar", enfatizou Jal de Areias.